segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você sabe proteger seu filho do frio?

   É pessoal, o frio está ai! E veio pra ficar... Com o inverno vem as doenças respiratórias e quem tem baixa imunidade esta propenso a contrair essas doenças, portanto fique ligado nesta interessante matéria!
   As manhãs são escuras e o dia já começa com um choque no momento em que se sai da proteção das cobertas. As mãos vivem geladas, as unhas roxas e a pele ressecada. Aumenta a fome e diminui a vontade de se exercitar. Quando chega a tarde, um véu cinzento recobre o ar, até que as luzes dos postes se acendam e as janelas das casas se iluminam timidamente. Os cheiros suculentos se espalham no ar enquanto à noite fica mais densa e fria. 
É isso mesmo, todo esse clima de inverno sempre inclui no kit de uma criança cardiopata uma gripe, um resfriado, uma alergia, entre outras doenças comuns nesse período do ano. O “atchim” vira tão corriqueiro quanto o “bom dia”. É hora de pensar em como prevenir e remediar todo esse desconforto. Cachecol, luvas e agasalho são importantes. Más uma alimentação apropriada é fundamental.
A ÁGUA É O PRIMEIRO ALIMENTO QUE FALTA AO CORPO PARA DEIXÁ-LO À MERCÊ DAS DOENÇAS INVERNAIS.
A água é o primeiro alimento que falta ao corpo para deixá-lo à mercê dos monstrinhos invisíveis que o atacam. Pela baixa ingestão de líquidos hidratantes, como sucos, vitaminas e água, o muco das vias respiratórias fica mais denso. Essa camada de secreção funciona como uma barreira que se ergue contra as infecções. Quando ela não está fluída, o caminho fica mais fácil para as bactérias e os virus percorrerem dentro do corpo.
Ao não ingerir suficiente quantidade de líquidos, essa via de acesso ao interior do nosso organismo fica ainda mais aberta aos invasores porque os cilios pulmonares não conseguem trabalhar direito sem a água. Eles funcionam como pequenos espanadores que eliminam as impurezas do pulmão.
Portanto, a primeira tarefa do inverno é beber muita água. Tudo bem, a sudorese é menor, o que diminui a vontade de beber. Mas faça uma forcinha, porque isso é um dos “pilares” de sua saúde nesse período. Recomenda-se tomar pelo menos de 9 a 10 copos de água por dia.

CONHEÇA OS COMBUSTÍVEIS:
Vitamina A, C e E; vitaminas do complexo B; minerais como selênio, zinco e ferro; fitoquímicos como flavonóides, carotenóides e isoflavonas. Alimentos prebióticos e probióticos. Todos esses são mais do que apenas nomes estranhos. Eles são primordiais para a criação de células de defesa, para manter funcionais tecidos orgânicos, como as mucosas da via respitatória, e para proteger as membranas das células contra a degeneração e o envelhecimento precoce.
E onde eles estão? Na alimentação equilibrada, variada e colorida. Frutas, vegetais folhosos, cereais, leguminosas, carnes magras, ovos e leite com pouca gordura formam o conjunto de alimentos que contêm as substâncias necessárias para um inverno mais saudável.
É fácil encontrar esses nutrientes. Flavonóides, por exemplo, são os pigmentos que dão coloração verde escura à couve e coloração violeta à casca de uva. E são importantes antioxidantes que evitam o desgaste descontrolado das células humanas.
Já os alimentos probióticos, como iogurtes e leites fermentados, ajudam a absorver os valores terapêuticos dos demais alimentos. Junto com os prebióticos (fibras) presentes na aveia e no pão integral, facilitam o trânsito intestinal, deixam o organismo mais forte e preparado para lidar com invasores!
Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas, vegetais e fígado.
Frutas que contém vitamina A em boas quantidades - melão, damasco, papaia, manga.
Vegetais ricos em vitamina A - cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba.
Outras fontes de vitamina A - Fígado (maior fonte), manteiga, ovos.
Frutas que contém vitamina C - Abacaxi, goiaba, manga, uva, maracujá, acerola
Frutas que contém vitamina E - Embora saibamos que a vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas, poucos sabem onde encontrar a vitamina E, Óleos e margarinas de milho, caroço de algodão, soja, cártamo e germe de trigo e nozes são excelentes fontes de vitamina E. Frutas, verduras e grãos integrais contêm menor quantidade. 

É isso ai! Fiquem de olho para uma boa alimentação do seu filho nesse inverno! Um tempo ótimo para assistir aquele filminho e comer uma pipoca debaixo das cobertas!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário